George Reike em seu escritório. |
A vida moderna nos legou uma realidade completamente pautada em uma série de informações, papéis, dados virtuais e físicos que temos que lidar no nosso dia-a-dia. São contas de luz, boletos de cartão, provas e documentos de faculdade, de trabalho, anotações de manutenção de carro, compras, bilhetes com telefones, etc.
Ao mesmo tempo vimos o desenvolvimento da tecnologia com computadores, celulares e, logicamente, softwares e gadgets (pequenos programas que geram soluções específicas para usuários), e uma infinidade de recursos tecnológicos, além disso, temos hoje à nossa disposição as famosas "lojas de 1,99" que nos oferecem produtos muito interessantes com preços extremamente acessíveis. Logo, percebendo esse problema, mas também a potencialidade que cera nosso dia-a-dia em Valença, resolvi escrever esse artigo para poder explicar ao leitor como funciona o sistema de organização pessoal e assim, ajuda-los a sair da confusão que o emaranhado de "coisas" nos colocou.
Primeiramente precisamos entender que a regra de ouro número 01 é: a confusão se desfaz com tempo e treinamento de hábito. Não adianta tentar resolver tudinho em 1 só dia.Consultando a agência TriadPS descobri um exercício que ajuda muito a saber nosso grau de organização.Ter consciência de nossa desorganização é fundamental. Logo, adaptei ela à realidade de muitos dos leitores de Valença que trabalham em escritórios, ou tem pequenos HOME OFFICES em casa ou são, como eu, professores e vivem em meio a documentação.
PERGUNTA
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NUNCA
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ÀS VEZES
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SEMPRE
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Minha mesa está limpa e
organizada, sem pilhas de papéis ou revistas?
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Levo menos de 5 minutos para localizar
o que preciso, entre eles, endereços, papeis, contas, etc.?
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Consigo ler revistas, e-mails
e jornais que recebo com tempo para assimilar o conteúdo?
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Consigo manter um arquivo de
documentos físicos e virtuais em ordem?
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Raramento perco minhas coisas?
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Consigo trabalhar em uma mesa
limpa e organizada?
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Organizo constantemente minhas
gavetas, guarda-roupas, arquivos, bolsas e deixo sempre em ordem?
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Some os valores:
NUNCA = 01
ÀS VEZES = 02
SEMPRE = 03
Agora veja seu resultado!
ATÉ 10 PONTOS
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x
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ATÉ 18 PONTOS
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x
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ACIMA DE 19 PONTOS
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Você está muito desleixado com sua
organização! Talvez esteja perdendo tempo precioso do seu dia e nem perceba
isso. Comece a adotar pequenos hábitos de organização para ser mais
produtivos, antes que a bagunça tome conta da sua vida
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Você
tem o perfil médio de uma pessoa com um nível básico de organização. Com
algumas dicas você pode se organizar mais e ganhar mais tempo!
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Você
é tipicamente organizado! Continue assim e veja como o gerenciamento de
informações pode lhe trazer mais dicas.
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Do momento em que você se reconhece como um desorganizado, é hora de começar a usar alguns truques.
1. Nunca coloque papeis (contas para pagar, papeis para enviar, documentos para despachar) dentro de agente, primeiro por risco de perder o papel, pois pode cair, já que agendas andam com a gente o tempo todo (menos comigo porque eu nunca consegui usar agenda), segundo porque fica horrível e compromete sua imagem profissional . Agenda serve para anotações e não como arquivo (mais tarde falaremos sobre AGENDAS e um artigo específico).
A melhor forma de organizar os documentos é atraves da combinação da agenda com a pasta TICKLER. Dependendo do caso a TICKLER pode ser usada sozinha.
O conceito do arquivo Tickler é organizar um conjunto de pastas suspensas onde cada pasta representa um mês e um conjunto de dias do mes (31 pastas) que funcionam nos intervalos dos meses. Colocamos todas as pendências nas pastas dos meses e quando o mês chega reorganizamos por dia.
Para entender como o ARQUIVO TICKLER funciona, visite o site:
http://vidaorganizada.com/produtividade/o-que-e-o-tickler-e-como-funciona/
Boa semana para todos!
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