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Gerenciando o tempo

Uma das situações mais comuns na nossa era moderna é justamente nossa relação com o tempo!


O tempo, esse carrasco!!!!!!

Sempre falamos: "Não tenho tempo para nada!!!", mas uma vez eu ouvi que desde quando nascemos até nossa morte, tudo que temos é somente tempo, e o segredo é saber o que faze com ele. Ou seja, o que colocar entre o nascimento e a morte.

Mas se fosse fácil assim não haveria necessidade de tantos estudos administrativos sobre gerenciamento de tempo.
Marc Mancini

Eu sou um obsessivo por organização!!! E lendo algum material sobre organização de tempo encontrei os estudos de Marc Mancini, consultor gerenciamento de tempo e professor no West Los Angeles College. Resolvi resumi alguns de seus ensinamentos e adapta-los a nossa vida cotidiano, em especial aqui em
Valença.

Existem algumas situações básicas que consomem todo o seu tempo. São elas:



  • Falta de organização em uma agenda diária.
  • Falta de informações documentais à tempo e hora. Um exemplo, você tem uma pasta com documentos que você precisa acessar rápido, como contratos ou franquias de seguros, etc?
  • Desorganização em relação ao agendamento de compromissos
  • Falta de planejamento ao ficar doente, não tendo um plano de substituição no emprego.
  • Levar trabalho para casa
  • Desorganização em anotar os compromissos, telefones, etc. (ex.: anotar em vários pedacinhos de papel e quando precisar da informação não sabe nem onde como encontrar os papeizinhos).
  • Envolver-se em atividade que não lhe agrada.
Logo, devemos pensar três coisas inicialmente:

- Você se organiza?
- Como você gasta seu tempo?
- Como você controla seu tempo?

Para resolver estas questões utilizamos ferramentas simples do nosso dia-a-dia e alguma técnica.

A sugestão que dou é combinar uma AGENDA para anotar as datas que as tarefas ocorrerão ou o intervalo de tempo para efetuar as tarefas e um sistema TO DO, onde se pode anotar as tarefas que serão executadas naquele dia específico.Enquanto a agenda recebe informações (datas e compromissos) de acordo com a necessidade o sistema TO DO deve ser feito todos os dias antes do trabalho iniciar, revisitado depois de uma parte do dia de trabalho para reorganizar as tarefas e no fim do dia de trabalho ela deve ser refeita já planejando o TO DO do dia seguinte, ponderando tarefas executadas, atrasadas e por fazer futuramente. Assim seu tempo pode ser mais bem organizado e distribuído, dando à você uma consciência maior de tarefas e das ocupações no seu dia. 



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